Jornada Internacional de Cinema da Bahia
A Jornada Internacional de Cinema da Bahia chega a sua 34ª edição com recorde de mais de 500 inscritos (em 2006, foram cerca de 400). Além do concurso afro-ibero-americano de filmes e do seminário internacional sobre a integração cinematográfica latino-americana, este ano o evento vai homenagear Francesco Rosi (cineasta italiano), Agnaldo Siri Azevedo (documentarista baiano que completa 10 anos de falecimento) e Fernando Birri (figura representativa da integração cinematográfica na América do Sul). Com o lema "Por um mundo mais humano", a Jornada tem direção geral de Guido Araújo e acontece entre os dias 12 e 18 de setembro.O concurso de filmes reúne produções de sete países (Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Peru, Uruguai e Venezuela) e acontece no Cinema do Museu e Sala Walter da Silveira. O concurso de vídeo, seis países (Angola, Argentina, Brasil, Cuba, Espanha e Moçambique), no Cine-Teatro do ICBA e Sala Alexandre Robatto. O Júri Oficial da Jornada 2007 é composto por Eric Nepumoceno, Bráulio Tavares, Inês de Medeiros, Javier Corcuera (filmes), Jorge Aguirre, Regina Abreu, Ricardo Casas, Mariluce Moura e Almandrade (vídeos).
Também há uma programação paralela de eventos no Museu de Arte Moderna (MAM), Instituto Cervantes, CEAO, Fundação Casa de Jorge Amado, Cine-Teatro do IRDEB, Sala de Arte da UFBA, Facom/UFBA e Tom do Sabor.
Entre os destaques da programação, estão: Quando o Tempo Cair, de Selton Mello, Salvador – História de um Milagro Cotidiano, do espanhol Abdelatif Hwidar, e O Filme do Filme Roubado, de Marcelo Yuka (ex-Rappa), com Leandro Firmino da Hora, intérprete de Zé Pequeno em Cidade de Deus. Mais informações no site www.jornadabahia.com
Dados da Jornada
Mais de 500 inscrições de 12 países (100 da Espanha)45 filmes em concurso (28 do Brasil, 9 da Espanha)Rio de Janeiro e São Paulo lideram o ranking do Brasil (14 produções)59 vídeos28 inscritos da Bahia9 vídeos baianos em concursoEstados estreantes: Tocantins e Rio Grande do Norte.
Museu de Arte Moderna, ICBA, Cinema do Museu, Sala Walter da Silveira, Instituto Cervantes, FACOM, CEAO e Fundação Casa de Jorge Amado dias 12 e 18 grátis
Jornada Cinema em Construção
O Instituto Cervantes participa da programação da XXXIV Jornada Internacional de Cinema da Bahia com a mostra Cinema em Construção, com quatro filmes argentinos e um colombiano, exibidos na seção de mesmo nome nos festivais de San Sebastian (Espanha) e Toulouse (França). Presença de Luis Ortega, apresentando seu filme, Monobloc.
Dia 13 – Cautiva (Argentina, 2002, 120 min)Dia 14 – Monobloc (Argentina, 2004, 83 min)Dia 15 - Bar El Chino (Argentina, 2003, 100 min) Dia 16 – Parapalos (Argentina, 2004, 93 min)Dia 17 - Sumas y Restas (Colombia, 2003, 100 min)
Auditório do Instituto Cervantes – 71 3797-4667Ù, 13 às 19h grátis Jornada de Cinema e Instituto Cervantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário