sexta-feira, novembro 30, 2007

MELODIA SUSTENTÁVEL-Fórum discute os novos rumos da música na Bahia e no Brasil

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através do Projeto Novembro - Música em Todos os Ouvidos, promove entre os dias 30/11 e 2/12 o Fórum de Música, Mercado e Tecnologia. O encontro, que acontece no prédio do Instituto Cultura Brasil Alemanha (ICBA), das 9h às 18h, é mais uma oportunidade para discutir a realidade do segmento com músicos, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversos setores ligados à proposta. Na programação, oficinas (com o máximo de 30 integrantes), palestras e realização de pocket Shows. As inscrições serão feitas no local, gratuitamente, a partir das 8h do dia 30/11.
Entre outros nomes, o evento contará com a participação do cantor e compositor Lucas Santana, da cantora Mariela Santiago, do diretor da distribuidora independente Tratore Maurício Bussab e do advogado especialista em direitos autorais e novas tecnologias Caio Mariano. Também estarão presentes produtores fonográficos, produtores executivos, juristas da área da Propriedade Intelectual, desenvolvedores de tecnologia na área da cultura mídia e representantes de selos e gravadoras e produtores de festivais.
Gilberto Monte, da Diretoria de Música da FUNCEB, acredita que o ponto principal do Fórum está na troca de informações que amplia as percepções da realidade musical na atualidade. "Todo músico é, antes de tudo, empreendedor. Existe uma necessidade indiscutível de conhecer a área que se está atuando e o fórum vai contribuir muito nesse sentido. Muitas vezes, as iniciativas individuais acabam se encaminhando para focos errados por falta dessa compreensão, de como esse contexto específico se organiza". Gilberto aponta ainda a questão da coletividade como base elementar no processo de organização da categoria. "É fundamental que o músico entenda e se aproprie da força do processo coletivo; entenda que ele faz parte de uma rede, que não é único", conclui.
FACILITADORES - Integrando a mesa de discussão, com o tema Organização do Mercado Independente, Músicos, Festivais e Selo, o jornalista, DJ e produtor Luciano Matos acredita que a grande contribuição do Fórum é proporcionar a troca de experiência entre os participantes. “Essas informações partilhadas são de grande benefício para os músicos da cidade. A gente já deu passos significativos nas produções independentes e precisamos falar dessa força, a partir da realidade de cada um”, explica.
Caio Mariano, advogado e membro do coletivo de arte colaborativa (Re:combo), também estará em uma das mesas com o tema Música, Produção e Distribuição. Especialista em direitos autorais, Mariano sinaliza para as mudanças sociais que interferem no fazer musical. “O comportamento e o consumo de bens materiais mudam gradativamente, também no que se refere à realidade musical. Daí a importância de trazer informações sobre essas transformações”, explica.
O FOCO - O programa abordará temas como o mercado fonográfico tradicional e sua falência; os novos modelos de negócio; divulgação; cultura do MP3; o músico e as novas possibilidades do mercado e as novas tecnologias (internet e telefonia móvel). Tudo através de discussões relevantes para a abrangência da pratica musical nas áreas de contratos, arrecadação de direitos autorais, papel das editoras, ecad e licenças para flexibilização de uso.
Além de fomentar o mercado da música no Estado, o evento colabora ainda com a preparação da Feira Música Brasil (MINC - Recife – 2008), com o estimulo e debate sobre o mercado da música, com a qualificação de músicos e produtores e com ações para o exercício da sustentabilidade.
SERVIÇO:
Quando: De 29/11 a 2/12, das 9h às 18 Quanto: Grátis Inscrições: dia 30/11, a partir das 8h - no ICBA.Onde: Instituto Göethe (ICBA)Avenida Sete de Setembro, 1809 - Corredor da VitóriaTel. (71) 3337 0120
Realização: Diretoria de Música da FUNCEB
PROGRAMAÇÃO:
http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/noticias/2007/11novembro/2007-11-27_forumdemusica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário