segunda-feira, dezembro 10, 2007

PROJETO PIXINGUINHA: ELOMAR E AXIAL EM SALVADOR E SANTO AMARO


PROJETO PIXINGUINHA: ELOMAR E AXIAL EM SALVADOR E SANTO AMARO
Nos dias 11 e 12 de dezembro (terça e quarta-feira) a caravana 9 do Projeto Pixinguinha 2007, com Elomar e Axial, faz shows em Salvador (11), no Teatro Castro Alves e em Santo Amaro da Purificação (12), no Teatro Dona Canô. Os shows foram realizados com apoio da entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Teatro Castro Alves, com patrocínio da Petrobras.
Elomar se apresenta ao lado de João Omar Mello (violão e voz), Marcelo Bernardes (flauta) e Ocelo Mendonço (violoncelo), enquanto o grupo Axial, formado por um trio, faz seu próprio acompanhamento. A caravana estreou em Aracaju, passou por Belo Horizonte e depois de Salvador e Santo Amaro segue para o Rio de Janeiro, onde grava o espetáculo em vídeo. Até o fim fevereiro haverá mais 07 caravanas.
O Projeto Pixinguinha foi criado em 1977 por Hermínio Bello de Carvalho - a partir de outro projeto cultural, o Seis-e-Meia, que Albino Pinheiro criou no Rio de Janeiro e o chamara para coordenar. Duplas como João Bosco e Clementina de Jesus, Ivan Lins e Nana Caymmi, Simone e Suely Costa, Paulinho da Viola e Canhoto da Paraíba, Nara Leão, Camerata Carioca e Radamés Gnattali e Edu Lobo e o então estreante Boca Livre percorreram o Brasil e muitas cidades os viram ao vivo pela primeira vez. O Pixinguinha foi interrompido nos anos 90 e retomado pela Funarte em 2004, desde então com o patrocínio da Petrobras. Na comemoração dos 30 anos do Projeto Pixinguinha, Hermínio Bello de Carvalho foi convidado para ser o curador e sugeriu o registro em vídeo dos 16 espetáculos, que farão parte da memória da música brasileira. A direção do show desta caravana é de Érico de Freitas.

ELOMAR
Cantor, violeiro e trovador, Elomar Figueira Mello, é um dos mais engajados músicos ligados a tradição da cultura popular brasileira. Nasceu em Vitória da Conquista (BA), onde teve seu primeiro contato com a música dos violeiros e cantadores da região. Em 1973, já morando em Salvador, gravou Das Barrancas do Rio Gavião, seu disco de estréia. Nos anos 80, rodou feiras e praças da região com as suas cantorias e autos, bastante influenciado pela tradição ibérica e árabe que a colonização portuguesa levou ao nordeste brasileiro. Com seu estilo peculiar de tocar violão, muitas vezes alterando a afinação do instrumento, criou fama entre o universo violeiro. Suas composições ressaltam sempre a cultura de raiz, trazendo a identidade do sertão emoldurada pela música erudita. Avesso à exposição na mídia para divulgação do seu próprio trabalho, prefere a vida reclusa da fazenda, longe das grandes metrópoles, criando bodes como o que inspirou o cartunista Henfil no personagem Francisco Orellana. Mesmo assim, algumas de suas composições ficaram relativamente famosas, como Clariô, O Violeiro, Arrumação e O Peão da Arrumação. Leia mais em http://www.elomar.com.br/

AXIAL
Quem assistiu ao show do grupo Axial no Tim Festival deste ano saiu hipnotizado pela voz da vocalista Sandra Ximenez, emoldurada por sons produzidos por computadores operados por pedaleiras, saxofones manipulados digitalmente em tempo real e pranchetas de desenho com captadores elétricos. Estes e outros “instrumentos” são responsáveis por criar a sonoridade autêntica e inédita do grupo que, além da voz e teclado de Sandra Ximenez, conta com baixo e computadores de Felipe Julián e saxofones e clarinete de Leonardo Muniz Corrêa. Desde 2003, o trio vem pesquisando o universo do som para criar suas “esculturas musicais” e seu primeiro disco, homônimo, saiu em 2004. Ainda em 2007, lançaram o segundo álbum, Senóide, que originou o show que agora embarca no Projeto Pixinguinha. Um espetáculo para ouvir com a imaginação, inspirado por pesquisas conceituais sobre as origens da linguagem, misturando instrumental brasileiro com eletroacústica. Músicas e informações nos sites: http://www.axialvirtual.com/ e www.myspace.com/axialvirtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário