terça-feira, abril 22, 2008

As mulheres da Bahia

Quem pensa que a representatividade feminina na Música da Bahia, se limita a Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Pitty está muito enganado. A Bahia desponta como um cenário tão diversificado na música, quanto de representatividade feminina não é de agora. Inicio dos anos 80 uma banda formada por Mulheres, surgiu pela bandas de cá era a Rabo de Saia com Lanlan, Érica Nande, Marcinha e Marcio Mello nos vocais a princípio uma banda que misturava Rock, Pop e Música Brasileira e que seria definida como a primeira banda de Axé-Music. Hoje Lanlan continua com seu trabalho musical no Moinho da Bahia, Érica Nande acompanha Jussara Silveira. Érica Nande figurou também no início dos anos 90 uma banda formada por mulheres A Penélope que chegou a lançar alguns discos pela Sony Music.
Os anos 90 foi responsável por boas bandas de mulheres na Bahia como: A Shes (Que tinha Pitty na bateria), Ulo Selvagem (comandada pó Sandra-ACCR), e a Crac (de Nancy Viegas), Tara Code e Rebeca Matta. Ainda nos anos 90 Pitty viria a capitanear a banda Inkoma, com uma grande aceitação no cenário nacional de HC com o seu “debut” no Ep “Influir” pela Tamborete Records. A Crac abocanhou alguns prêmios de crítica e chegou a circular um vídeoclip nos tempos áureos da MTV.
Mais o que as mulheres da música estão fazendo hoje na Bahia? Nancy continua na ativa até hoje, capitaneou a Nancyta e os Grazzers, continua fazendo algumas pontas, sendo quase uma quarta integrante dos Retrofoguetes e prepara um disco para ser lançado ainda sem data prevista. Ex-integrantes da Shes hoje comandam a LOU.
Pitty hoje é quem melhor colhe os frutos, com uma carreira consolidada nacionalmente, decorrente de “estar no momento certo na hora certa”. Rebeca Matta lançou em 2007 o excelente disco “Rosa Sônica”. Mas uma infinidade de bandas lideradas por mulheres surgem a cada dia no solo baiano. Apontando para um cenário crescente a cada dia vide os bons lançamentos emergidos nestes últimos anos. A banda “Cof Damu” liderada por uma mulher nos vocais prepara-se para lançar o seu primeiro disco pela “Som Livre Apresenta”. A LOU hoje conta nos vocais com a ex-participante de um reality show nacional “Danny Nascimento”, a cantora Rebeca Matta segue divulgando o seu mais recente trabalho.
O que fica disso tudo é um cenário plural, não só no que se refere à qualidade musical, mas no que tange a representatividade feminina na música independente contemporânea.
Corra atrás:
http://www.myspace.com/loudevir
http://www.myspace.com/cofdamu
http://www.myspace.com/nancyviegas
http://www.rebecamatta.com.br
http://www.lou.com.br

Mário-Jr. - (Riffsjr) Músico, “Laptopdj”, ativista cultural e Historiador desenvolve estudos culturais sobre História social da música baiana e “Cultura musical pós-popularização da internet na indústria de produção musical no cenário cultural baiano” produz o E-zine Ultrasom-musical sobre mercado da música independente, novas tecnologias de produção e distribuição musical no cenário cultural baiano, cultura e cibercultura. (http://www.ultrasom-musical.blogspot.com.) Possui tags no Overmundo e no Mugg, é colunista do site http://www.ladonorte.net Participa de Curadorias, produção e desenvolvimento de projetos culturais e produção musical. .
Myspace: http://www.myspace.com/riffsjr

Nenhum comentário:

Postar um comentário