quarta-feira, maio 21, 2008













Banda de Pífanos de Bendegó lança CD através de edital da FUNCEB


A banda Pífanos de Bendegó lança, entre os dias 23 e 26/5, o seu terceiro CD, intitulado Tronco Velho, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do edital Manifestações Tradicionais da Cultura Popular, lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia em 2007. O lançamento, promovido pelo projeto Sons de Canudos, acontece pela manhã nas feiras públicas municipais de Monte Santo, Euclides da Cunha, Canudos e Uauá, com a participação de músicos e artistas de cada região.

A Banda de Pífanos de Bendegó é originária do povoado de Canudos Velho, localizado às margens do açude Cocorobó no sertão baiano. A banda tem tradição secular, influenciada, desde fins do século XIX, pela presença indígena e africana. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente e já ganhou diversos prêmios e editais como o Rumos Itaú Cultural 2005, o Circuito Banco do Brasil e o Circuladô Cultural, da FUNCEB.

O prêmio do edital Manifestações Tradicionais da Cultura Popular, primeiro edital da FUNCEB voltado para a cultura popular, foi utilizado, entre outras coisas, para a aquisição de pedestais para microfones e reforma do figurino da banda, além de custear o seu transporte e hospedagem, viabilizando o lançamento e garantindo a qualidade das apresentações. Além da Banda de Pífanos de Bendegó, outros 24 projetos também foram contemplados pelo edital.

Histórico da Banda

Os integrantes da Banda de Pífanos de Bendegó se apresentam regularmente, desde 1994, repetindo uma tradição que existe desde os avós. Os instrumentos utilizados são flautas, zabumba e caixa, fabricados artesanalmente pelos próprios músicos. A banda, que tem dois CDs gravados, toca ritmos comuns da sua região de origem, como o lundu, o batuque, a retirada, o reisado e a marcha. Neste terceiro CD, o repertório presta homenagem aos tocadores mais velhos.

A banda está ligada ao projeto Sons de Canudos, que busca incentivar e preservar artistas e expressões do sertão de Canudos. O grupo, além de compor e de se apresentar, mantendo viva a cultura da região, também objetiva incentivar a continuidade da tradição entre os jovens, investindo, com o auxílio de seus integrantes, na formação de novos tocadores.

Bendegó significa “coisa descomunal” em Tupi e, além da banda, a expressão também dá nome a um povoado, a um rio e à pedra de um meteoro que caiu nas proximidades de Canudos Velho.

Calendário do lançamento
23/05 (sexta) – Monte Santo
24/05 (sábado) – Euclides da Cunha
25/05 (domingo) – Canudos
26/05 (segunda) - Uauá

Serviço
O quê: Lançamento do CD Tronco Velho
Local: Feira Pública Municipal
Horário: 8h às 12h
Realização: Projeto Sons de Canudos/ FUNCEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário