sexta-feira, maio 09, 2008

"REDES-COBRINDO O PELÔ"
Press Release
Projeto institucional de sistema colaborativo promove concurso de blogs direcionado ao maior conhecimento e difusão do Pelourinho.
O Programa Pelourinho Cultural apoia o primeiro concurso de blogs sobre o Centro Histórico de Salvador em toda a sua abrangência.
O projeto visa atrair cada vez mais visitantes, frequentadores, curiosos e multiplicadores através de uma pesquisa diferenciada, de olhares diversos sobre vários aspectos (sociais, culturais e econômicos) e atentos aos cuidados estéticos deste complexo arquitetônico, patrimônio da humanidade em toda sua gama de cores, formas e simbolismos.
Jovens, estudantes do ensino fundamental, universitários, profissionais, pesquisadores ou simplesmente freqüentadores poderão se entreter expondo suas idéias, conceitos e impressões sobre o Pelourinho, sejam elas em forma de textos, fotografias, resenhas, ilustrações e até imagens em movimento.
Tudo pensado, embasado em fatos reais e artisticamente elaborado objetivando extrair e apresentar ao mundo o que este pólo imensurável de informações tem a oferecer.
Diante de tanta diversidade, os blogs poderão ter múltiplas linguagens para um único mote: “Pelourinho: bom para morar, trabalhar, visitar e frequentar”. Desta forma, pode-se apresentar desde a parte histórica do local até personagens dos dias atuais (moradores, comerciantes, as chamadas "lendas vivas", etc) passando pelo lado cultural dos monumentos, eventos, espaços públicos (como museus e galerias), etc. A criatividade e qualidade interpretativa deverá estar atrelada à qualquer um destes segmentos.
É de supra importância a formação desta rede sobre o Centro Antigo de Salvador, tanto na parte do registro, perpetuando uma memória no ciberespaço como na sedimentação de uma imagem pública com alcance internacional, afinal a blogosfera trata-se, inegavelmente, de um forte sistema de intercâmbio e discussões construtivas.
O processo abrange etapas como: lançamento desta iniciativa com ampla divulgação em convite à toda a comunidade residente em Salvador; pesquisas de campo; maturação das idéias expositivas; elaboração e finalização dos blogs, cujos links serão disponibilizados para visitação e votação pública virtual, a fim de selecionar os três melhores. Saiba maiores detalhes e como participar: http://www.redescobrindoopelo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário