segunda-feira, junho 16, 2008

Projeto desenvolvido com o Sebrae visa apoiar a produção local

Por: Correio da Bahia

Mesmo a Bahia sendo reconhecida como celeiro musical do país, grande parte da produção local, em especial a independente, não chega ao grande público. Para reverter a situação e disseminar os trabalhos de profissionais, foi desenvolvido o Projeto de Empreendedorismo Cultural – Música, que vai apoiar a produção e ampliar o mercado nacional e internacional. O trabalho, realizado em parceria com o Sebrae, também possibilitou o lançamento do portal do Pólo de Música Independente da Bahia (Pomba), cujo endereço na internet é o www.pomba.mus.br.

“Cultura é a vocação da Bahia”, lembrou o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos. Para ele, uma cidade que fervilha cultura em todas suas dimensões, como Salvador, precisa valorizar esse potencial e adotar políticas públicas para promover o desenvolvimento da cultural local, criando perspectivas boas e de longo alcance. O projeto busca organizar toda a cadeia desse setor para ampliar a produção e os mercados nacional e internacional da música independente baiana e, conseqüentemente, proporcionar uma melhor renda e qualidade de vida aos profissionais da área. Entre as ações previstas está a capacitação dos profissionais em temas contábeis, fiscais, elaboração de projetos, gestão empresarial, crédito entre outros.

A iniciativa é voltada para todos os profissionais envolvidos com a cadeia produtiva do setor musical, incluindo músicos, produtores, entidades representativas, gestores culturais, formuladores de políticas públicas, editores, gravadoras, arrecadadores, fabricantes de instrumentos musicais, assessores de comunicação, fabricantes de instrumentos musicais, assessores de comunicação e designers, entre outros.

O projeto conta com o apoio do Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), Desenbahia e governo da Bahia.

***

Iniciativa visa elevar renda em 10% ao ano

A meta dessa iniciativa é aumentar as vendas em 5% até dezembro deste ano e 10% em 2009 e 2010. Já a meta quanto ao incremento da renda dos profissionais é de 10% em 2008 e nos dois anos seguintes. Segundo Luciana Santana, gestora do Projeto no Sebrae, é necessário compreender que produções e manifestações culturais podem ser bons negócios”.

Para participar desse projeto, os profissionais devem estar vinculados a entidades associativas de pequeno porte de Salvador e da Região Metropolitana. A idéia é promover a cooperação entre os agentes das micro e pequenas empresas de forma que se tornem cada vez mais competitivas e sustentáveis.

Nesse sentido, a criação do Portal Pomba dissemina as ações dos profissionais independentes ao mesmo tempo em que estimula o associativismo na área. Além da divulgação de CD, agenda dos profissionais, informações da área, o portal permite a oferta de serviços variados do setor, contratação de serviços diversos e comercialização de produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário