quarta-feira, março 11, 2009

Jamendo



Por : http://www.popup.mus.br/

Um dos maiores cases de sucessos do Creative Commons finalmente vai começar a falar português. O Jamendo, um site que hospeda, licencia e vende música, agora passa a perceber não apenas a presença do Brasil (eles já tinham colunas que comentavam bandas independentes desse lado do mundo), mas a maturidade que o país está engatinhando para lidar com música online. Ele não é muito diferente do que alguns já conhecem na Trama Virtual, que usou o mesmo modelo de remuneração para pagar aos artistas. A diferença é que lá eram precisos downloads para o negócio funcionar, enquanto o Jamendo recompensa até os artistas mais acessados, com uma divisão de 50% dos lucros.

Não só isso, ele tem uma ferramenta que antecipou a jogada doRadiohead, onde após baixar uma música o usuário pode voltar lá no site e, se tiver gostado, fazer uma contribuição de quanto quiser para o artista. São dois modelos de negócios - contribuição voluntária e dividir metade do que é ganho em publicidade - que até então nenhuma empresa que trabalha com música arriscou fazer. Quem entrar no site pode ouvir o conteúdo por streaming, baixar a MP3 e até integrar o serviço a um player que já tenha costume.

E talvez dê até para arriscar que esse é o serviço mais bem relacionado da web com música. Porque ele gera Torrents para download de álbums e até disponibiliza as músicas via e-mule. Sem falar de embeds do player de música para sites e blogs (coisa que não faz sentido o MySpace ainda não ter implementado). Tomara que a nova versão em português faça sucesso por aqui. Com sorte, pode até passar a ser usado por artistas de samba, funk, bossa e tantos outros gêneros que não se deram bem com a Trama Virtual, que é quase totalmente dominado por artistas de rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário