terça-feira, junho 02, 2009

Seis formas de partilhar ficheiros via Twitter

Fonte Music News - 1/6/2009 - Por Miguel Caetano - Remixtures - PT

Esta semana foi pródiga em referencias ao FileTwt, um novo serviço de partilha de ficheiros através do Twitter, na blogosfera tecnológica:ReadWriteWeb, Mashable e ZeroPaid. Só que alguém parece que não fez o trabalho de casa como devia de ser e esqueceu-se de referir outros serviços anteriores que permitem exactamente o mesmo mas com a vantagem de oferecerem funcionalidades adicionais.

É certo que nos últimos dias os responsáveis pelo FileTwt lançaram umaversão 2.0 da aplicação que em vez de recorrer ao Rapidshare - o que obrigava os utilizadores a esperarem os tradicionais 30 segundos ou mais antes de iniciarem os downloads… -, permite descarregar directamente os ficheiros que pretendemos partilhar com os utilizadores em servidores próprios sem terem que suportar um tempo de espera prévio.

No entanto, o FileTwt continua a obrigar os utilizadores a indicarem o seu nome e palavra-chave no Twitter. Esta forma de autenticação coloca graves problemas de segurança, principalmente quando desde Março que o Twitter já suporta o OAuth, um padrão aberto de autenticação online que todos os programadores independentes podem utilizar. Do mesmo modo, o limite máximo do tamanho dos ficheiros partilhados continua a ser de 20 MB.

O único ponto forte do FileTwt é que ele permite escolher se queremos disponibilizar publicamente um link para o ficheiro via Twitter ou se pretendemos apenas partilhá-lo com um grupo restrito dos nosso seguidores, mediante o envio em massa de mensagens directas para os destinatários.

Na verdade, o primeiro serviço de partilha de ficheiros via Twitter foi oTwittershare. Em Fevereiro de 2008 escrevi aqui sobre ele. A ferramenta funciona tanto a partir do Mac OS X (por intermédio de um Widget para a Dashboard) como do Windows (através de um cliente dedicado para odesktop). O inconveniente do Twittershare é que os ficheiros apenas podem ter um tamanho máximo de 10 MB. De qualquer forma, sempre dá jeito para partilhar uma música ou um PDF. De momento, o aspecto do site deixa algo a desejar mas tudo não passa de um efeito de uma recente transferência de servidores.

Depois, existe também o Tweet.io do Drop.io que oferece 102 MBytes de espaço por cada “pacote”. Contudo, tal como o FileTwt, este serviço apresenta também o inconveniente de requisitar o nome e a palavra-chave do utilizador. Como vantagem apresenta o facto de permitir o upload de ficheiros através de email e mms, voicemail ou mesmo fax.

O Janko Roettgers refere ainda três outras alternativas no P2P Blog: Tho.st: acabadinho de lançar, permite partilhar ficheiros com um tamanho máximo de 100 MB, com a vantagem de não ser necessário efectuar registo ou indicar o nome e palavra-passe. Para além disso, também funciona como “encurtador” de URLs.



Wuala: já falei sobre este serviço de partilha de ficheiros na “nuvem” aquimas o importante é que oferece um espaço de armazenamento de GB em disco, podendo os ficheiros serem facilmente partilhados via Twitter. Como desvantagens, o Wuala obriga os utilizadores a registarem-se para abrirem uma conta e a instalar um cliente próprio de modo a poderem efectuaruploads. No entanto, depois de enviado o link para os nossos seguidores, estes podem descarregar os ficheiros a partir de um interface Web sem ser necessário registarem-se.

Filesocial: Ao contrário do FileTwt, suporta OpenAuth - o que quer dizer que não é preciso ceder a nossa palavra-passe. O tamanho máximo dos ficheiros também é bastante superior: 50 MB. Por fim, os utilizadores podem fazer comentários aos nossos ficheiros e consultar o nosso perfil. Existe ainda uma time line pública que permite consultar o que é que os outros utilizadores andam a partilhar.



>>Leia Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário