terça-feira, junho 23, 2009

V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisualminário Internacional de Cinema e Audiovisual

V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual

O Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual (SEMCINE) chega este ano a sua 5ª edição, já consolidado como um dos mais importantes eventos do cinema e do audiovisual no país. O V SEMCINE acontecerá em Salvador, entre os dias 27 de julho a 01 de agosto de 2009.
Como nos anos anteriores, o V SEMCINE exibirá filmes inéditos na Bahia e no Brasil, e promoverá discussões e reflexões sobre a criação, produção, circulação e o consumo do audiovisual.
A mostra de longas metragem contará com películas inéditas dentre as quais: “Karamazov” filme Tcheco do diretor Petr Zelenka, premiado no Karlovy Vary Internacional Filme Festival; “La Buena Vida”, filme vencedor do prêmio Goya de melhor filme hispano-americano 2009, do chileno Andres Wood; “Intimidades de Shakespeare e Victor Hugo”, filme mexicano de Yulene Olaizola e “Pau Brasil”, de Fernando Belens, em pré estréia nacional e internacional.
Como programação do ano França Brasil, será apresentada uma retrospectiva do grande cineasta Jean Luc Godard com a curadoria do pensador francês Alain Bergala, crítico do Cahiers de Cinema.
Serão apresentados também curtas metragens europeus premiados em vários festivais em parceria com The European Film Academy.
Nas reflexões e debates entre os seis temas que serão discutidos destacam-se “Godard Cinema e Poesia”, com a participação de Celine Scemama, intelectual francesa, estudiosa de Godard, de Alain Bergalá e de Angel Diez; “O Futuro do Cinema” com a presença do cineasta brasileiro vencedor do Festival de Brasília Kiko Goifman, de Montse Martí organizadora do “Digital Barcelona Film Festival – DIBA e Arlindo Machado; “Cinema e Política” com Paulo Paranaguá, jornalista do Le Monde e estudioso do cinema latino americano, Jim Finn cineasta americano que também apresentará seu filme de longa metragem intitulado “The Juche Idea” e Gustavo Dahl cineasta e crítico brasileiro.
O IV Encontro de Produtores e Distribuidores de Cinema e Televisão, além de contar com nomes de destaque no cenário nacional e internacional, oportunizará novos negócios e co-produções internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário