quarta-feira, outubro 28, 2009

Fórum de Música Mercado e Tecnologia ano 03



A terceira edição do Novembro – Música em Todos os Ouvidos apresenta uma programação diversificada de shows, debates e oficinas durante todo o mês. O circuito de shows oferece uma amostra plural da atual produção musical do país como Tiê (SP), Macaco Bong (MT), Mariana Aydar (SP) e Maria Gadú (RJ). Para representar a musicalidade baiana, nomes promissores como Dão, Márcia Castro, Retrofoguetes, Manuela Rodrigues e Orkestra Rumpilezz realizarão shows que acontecerão no Largo Pedro Arcanjo e na Praça Tereza Batista [Pelourinho] com ingressos a R$ 10 e R$ 5.

Assim como na edição anterior, cada dia de show acompanha uma temática, que busca diversificar a programação e trazer grupos e artistas em destaque no cenário nacional pela primeira vez a Salvador. Confira a programação.

06/11, às 20h – NOITE DA BLACK MUSIC

INSTITUTO (SP) E DÃO (BA)

Local: Praça Pedro Arcanjo

Na abertura da programação, Salvador receberá pela primeira vez o show do coletivo Instituto. O show faz parte do aclamado projeto de releitura do CD Racional, de Tim Maia, e conta com participações ilustres como a do BNegão, Carlos Dafé e Kamau. O show de abertura será do cantor Dão, que lançou o disco Para Embelezar a Noite em 2009.

07/11, às 20h – NOITE DAS CANTORAS 1

TIÊ (SP)/ MARINA MACHADO (MG)/ MANUELA RODRIGUES (BA)

Local: Praça Tereza Batista

As cantoras Tiê e Marina Machado são as atrações principais do segundo dia programação. Tiê é um dos nomes de destaque da cena paulistana e tem chamado a atenção da mídia brasileira. Marina Machado faz parte da nova geração de músicos de Minas Gerais e este espetáculo integra o programaMusica Minas, parceiro do Novembro – Musica em todos os ouvidos. Manuela Rodrigues tem sido elogiada por diversos curadores de festivais e projetos e deve lançar novo disco ainda esse ano, sob produção de Tadeu Mascarenhas.

11/11, ás 20h – NOITE INSTRUMENTAL INDIE

COOPERATRONIX (MAQUINADO (PE) + GUIZADO (RJ))/ MACACO BONG (MT)/ RETROFOGUETES (BA)

Local: Praça Pedro Arcanjo

A terceira noite apresenta dois shows para quem gosta de guitarras, com Cooperatronix e Macaco Bong, ambos se apresentando pela primeira vez na Bahia. Cooperatronix é um projeto formado pelo Maquinado, projeto solo do guitarrista da Nação Zumbi, Lúcio Maia, junto ao trompetista carioca Guizado. Macaco Bong é um trio instrumental do Mato Grosso que tem ganhado enorme notoriedade no cenário nacional e internacional. O grupo é um dos nomes do festival Planeta Terra 2009 e irá tocar no mesmo dia do Sonic Youth e Primal Scream. A banda baiana Retrofoguetes será a anfitriã da festa tocando o repertório do CD Chachachá, lançado em 2009.

13/11, às 20h – NOITE DAS CANTORAS 2

MARIANA AYDAR (SP)/ MARIA GADÚ (RJ)/ MÁRCIA CASTRO (BA)

Local: Praça Pedro Arcanjo

Outra revelação no cenário nacional, a carioca Maria Gadú se apresenta na Noite das Cantoras 2, que também conta com Mariana Aydar, que volta a Salvador para lançar seu segundo disco Peixes, Pássaros, Pessoas. A anfitriã da noite será Márcia Castro, que chamou a atenção da crítica brasileira em 2008 com seu disco Pecadinho e foi uma das vozes indicadas para o prêmio TIM de Música (2008).

20/11, às 20h – NOITE DAS ORQUESTRAS

ORQUESTRA BRASILEIRA DE MÚSICA JAMAICANA (SP)/ SKA MARIA PASTORA (PE)/ ORKESTRA RUMPILEZZ (BA)

Local: Praça Pedro Arcanjo

No dia da Consciência Negra o ska e as células rítmicas afro-baianas serão a tônica da noite. A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana tem chamado a atenção do público pelos diferentes arranjos de clássicos da música brasileira comoCarinhoso (Pixinguinha) e Águas de Março (Tom Jobim). Já a Ska Maria Pastora, de Olinda, apresenta novos arranjos para os frevos. A Orkestra Rumpilezz inova com composições inspiradas nos ritmos dos toques para os orixás e lançou seu primeiro disco em São Paulo no final de outubro deste ano.

Sobre o NOVEMBRO – MÚSICA EM TODOS OS OUVIDOS – O projeto Novembro – Música em Todos os Ouvidos é uma realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA, o Pelourinho Cultural (IPAC) e o Instituto de Rádio Difusão Educativa da Bahia – IRDEB para comemorar o Dia Nacional do Músico (22/11). O rpojeto tem proposta de estimular o desenvolvimento do mercado da música, ao propiciar um ambiente reflexivo para integração de artistas e debate e desenvolvimento da cadeia produtiva da música no estado. Dentro da programação do Novembro – Musica em Todos os Ouvidos, acontece também o III Fórum de Música, Mercado e Tecnologia – FMMT, entre os dias 10 a 14/11 no ICBA e debaterá o tema Organização e Fortalecimento de Redes de Trabalho na Área Musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário