sábado, junho 11, 2011

I Virada Cultural da Ilha de Itaparica



I VIRADA CULTURAL DA ILHA DE ITAPARICA


A Festa do Meio é um evento multicultural cujo objetivo é fomentar a celebração da diversidade cultural e promover a fruição e difusão da cultura local; realizar intercâmbios com a cultura de outras regiões do país para troca de saberes; oferecer ao público formas alternativas de entretenimento, contribuindo dessa forma para a democratização dos atrativos culturais; valorizar o patrimônio cultural da Ilha de Itaparica e Região. A Festa do Meio pretende buscar alternativas que possam, além dos objetivos específicos, permitir benefícios econômicos às comunidades locais com a garantia da valorização da sua cultura e da sua biodiversidade; aumentar a visibilidade da Ilha de Itaparica nos meios de comunicação como uma opção de turismo cultural com qualidade; ampliar a consciência coletiva e elevar a auto-estima da população local.
Nas duas edições anteriores o evento teve a participação de Roberto Patiño, Morão di Privintina, Meninas do Bagajá, Zezinho Mollinari, Neto Lobo e a Cacimba, Roberto Mendes, R&K Ritmus e Capoeira Angola Paraguaçú, sob o patrocínio do Sebrae, Prefeitura Municipal de Vera Cruz, Nova Schin, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
A proposta da terceira edição da Festa do Meio é realizar a Primeira Virada Cultural da Ilha de Itaparica, que será também o primeiro evento desse porte na Bahia, com mais de 30 horas de apresentações numa variedade de ritmos, cores e sabores, além de consolidar a data no calendário anual dos grandes eventos estaduais. Nesse caldeirão diversas tendências estarão representadas, como poesia, capoeira, teatro de rua, artesanato, gastronomia e música (samba-de-roda, chula, rock and roll, frevo, jazz, surf music, rockabilly, reggae, chorinho, black music, samba-rock, blues, hip hop, rap, samba, música eletrônica, MPB e forró pé de serra). Estarão representados os municípios baianos de Santo Amaro, Vera Cruz, Juazeiro, Salvador, Senhor do Bomfim e Bom Jesus da Lapa e os estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco e Sergipe. 
A Festa do Meio terá a participação de grupos culturais locais que trabalham com o resgate e a preservação do Patrimônio Cultural da Ilha de Itaparica, num total de 28 atrações. Haverá uma área destinada à confecção e venda de produtos artesanais (feirinha) e comidas típicas da região, uma tenda eletrônica para apresentações de DJs e a realização de Campanhas Ambientais sobre o Lixo e o Uso da Água. 


Confiram informações em anexo.
Janaina Costa
Produtora Cultural
71 - 88329352


Nenhum comentário:

Postar um comentário