terça-feira, novembro 21, 2006

Universidade gaúcha cria curso superior de rock


Universidade gaúcha cria curso superior de rock
A Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no Rio Grande do Sul, se inspirou ma idéia do filme 'Escola do Rock' (School of Rock), no qual o ator norte-americano Jack Black ministrou aulas de rock'n'roll a uma turma primária, para criar um curso superior especializado em rock. Em março de 2007, uma sala com cerca de 40 alunos inaugura o ano letivo de Formação de Músicos e Produtores de Rock. Dois anos e seis meses depois estará graduada a primeira turma de roqueiros por formação acadêmica do Brasil. As inscrições para o vestibular da Unisinos estão abertas até 29 de novembro e podem ser feitas apenas pela internet. O site da universidade (www.unisinos.br) diz que 'as provas vão acontecer no dia 2 de dezembro'.
Para o idealizador e futuro coordenador do curso, o roqueiro gaúcho Frank Jorge, 40, (ex-Cascavelletes, ex-Graforréia Xilarmônica, ex-Cowboys Espirituais) a proposta não é enquadrar o rock, nem banalizar a academia. 'Acho que não tem possibilidade do curso parecer careta. Não queremos enquadrar o rock', diz. Formado em Letras, ele também pretende dar aula de História do Rock.
A graduação não possui registro no MEC e será dividida em quatro módulos: 'Construção de referências musicais', 'Identidade musical e elaboração de repertório', 'Produção musical' e 'Preparação da carreira'. Os alunos terão aulas como Direito autoral, Desenvolvimento da carreira musical e Laboratório de rock (este último em parceria com estúdios). O curso ainda vai compartilhar 20% de seu currículo com outras salas da Unisinos, como de Antropologia e Ética.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário