terça-feira, dezembro 18, 2007

Jussara Silveira volta a Salvador

Jussara Silveira volta a Salvador para show gratuito



“Falar de amor e do mar é assunto inesgotável. O que penso sobre isso está em cada canção”, diz Jussara Silveira sobre o seu último trabalho, o CD Entre o Amor e o Mar (2006), que terá lançamento em Salvador na sexta-feira, dia 21 – na Praça Pedro Arcanjo, às 21h.
O show é promovido de graça para a população, uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia através do Programa Pelourinho Cultural do IPAC - e integra a agenda de dezembro no Pelô, com atividades comemorativas de Natal. “Fazer um espetáculo às vésperas do Natal e de graça para o público é algo que me alegra e entusiasma. É um presente para mim”, comemora Jussara, que pela primeira vez faz um show de lançamento com entrada franca.
No Pelourinho, a cantora mostra o repertório do CD Entre o Amor e o Mar, composto por dez faixas inéditas, além da releitura das canções Morena do Mar, de Dorival Caymmi, e Oferenda, de Itamar Assumpção. O show conta ainda com a participação especial de Christine Silveira, irmã e parceira de Jussara na interpretação das canções Gangorra de Dois, uma autoria de Péri e Ariston, e Sonhei que eu era feliz, de Paquito. Outras canções como Braço de Mar, de Quito Ribeiro; Meu coração só, de Adriana Calcanhoto; À Contraluz, de Paulo Neves; e Chula Cortada, de Rock Ferreira, também serão apresentadas ao público. “Para quem ainda não conhece o meu trabalho, espero que esse show seja uma boa surpresa”, diz Jussara.
O público da Pedro Arcanjo será privilegiado, pois vai poder conferir a talentosa voz de Jussara em um dos seus mais especiais trabalhos. “Este é meu disco mais pessoal. Fala da ligação das pessoas com o mar e de relações humanas. É o olhar sobre o outro”, explica. Entre as suas maiores inspirações estão os famosos Caetano, Chico Buarque, Dorival Caymmi, Maria Bethânia, Gal Costa, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, entre outros grandes artistas. “Gosto de cantar. Tenho influência de toda música brasileira”, generaliza.
Entre o Amor e o Mar - Para a produção musical do cd, Jussara convidou o violonista e amigo, Luiz Brasil. “É muito bom trabalhar com a Jussara, ela sabe exatamente onde quer chegar, mas está sempre aberta aos meus comentários e disposta a experimentar”, elogia. O Cd também conta com as participações dos músicos Tamina Brasil, Alberto Continentino e Vitor Gonçalves. Entre o Amor e o Mar tem patrocínio da Petrobras e foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural (2004/2005), além disso, conta com o incentivo da Lei Ruanet – do Ministério da Cultura. O álbum tem o selo baiano Maianga Discos.
Trajetória - Jussara Silveira estreou como cantora em 1989, no Teatro Castro Alves. No ano seguinte, mostrava seu trabalho no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), apresentações que considera como um marco na sua carreira.
Vencedora do Prêmio Copene de Cultura e Arte (hoje, Prêmio Braskem), na Bahia, Jussara lançou seu primeiro disco solo, que leva o seu nome, em 1997. Um ano depois, foi a vez de Canções de Caymmi (ambos, selo Dubas Música/Universal). O terceiro CD, Jussara, foi lançado em 2002 (selo Maianga Discos). Pelo mesmo selo, nasceram mais dois discos em 2006: Nobreza, um duo de voz e violão em parceria com Luiz Brasil, e Entre o Amor e o Mar.
Além dos seus discos, Jussara tem participação em diversos outros trabalhos, como o álbum do guitarrista português António Chainho, Lisboa – Rio; e a gravação de sete faixas do CD São Paulo Rio (selo Maianga Discos), do compositor paulista Zé Miguel Wisnik. Atualmente, se dedica ao projeto Três Meninas do Brasil, que divide com as artistas Tereza Cristina, do Rio de Janeiro, e Rita Ribeiro, do Maranhão.
SERVIÇO: O quê: Show de Jussara Silveira

Quando: Sexta-feira, dia 21

Onde: Praça Pedro Arcanjo, às 21h

Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário