terça-feira, dezembro 18, 2007

Quartas Baianas exibe último programa do ano

Quartas Baianas exibe último programa do ano

Luz, câmera e heavy metal. Nesta linha, o documentário 129.5 Decibéis apresenta uma espécie de passo a passo da cadeia produtiva do heavy metal em Salvador. E é com este filme e o curta-metragem Quem Matou os Dead Billies? – que serão exibidos amanhã (19), às 20h, na Sala Walter da Silveira – que o projeto Quartas Baianas se despede do público este ano, reservando novidades para 2008.
Procurando fugir de estereótipos construídos pelo próprio estilo musical, os diretores de 129.5 Decibéis, Carlos Baumgarten e Suâmi Dias, apresentam os bastidores de uma produção profissional, mas pouco reconhecida no mercado fonográfico local.
“Nossa idéia foi mostrar como o heavy metal se sustenta em Salvador, não só no sentido de cena, mas também no sentido profissional. O que as pessoas que trabalham com este segmento musical fazem para se sustentar? Temos a consciência que é impossível sobreviver somente com heavy metal, especialmente em uma cidade como a nossa”, afirmou Carlos Baumgarten.
Através dos depoimentos de fontes minuciosamente selecionadas, o filme procura documentar todo o processo de produção do heavy metal, desde CDs até os shows, fechando uma espécie de ciclo. “Optamos por começar com cenas de um show, para mostrar o produto final de todo um processo. A partir daí, desconstruímos todo esse processo”, explicou Suâmi Dias.Escolha dos personagensOs diretores escolheram os personagens de forma a que cada um representasse um setor da cadeia produtiva: Lord Vlad, vocalista da banda Malefactor, é o representante dos grupos de heavy metal; Joel Moncorvo, baixista, é o músico que sobrevive do estilo, mas com uma série de trabalhos; Alexandre Afonso é produtor e divulgador; João Carlos é produtor de shows; Jerônimo Cravo é técnico de som e trabalha na produção musical de diversas bandas do cenário, e Paulo Roberto é luthier e patrocinador de bandas.
São esses personagens que compõem o filme e constroem a história da produção local, pouco conhecida na cidade, onde outros estilos musicais predominam.
O filme 129.5 Decibéis foi realizado entre agosto e outubro deste ano, rendendo mais de quatro horas de imagens brutas. Tem 25 minutos de duração e é em companhia do curta-metragem Quem Matou os Dead Billies? que encerra a programação 2007 do projeto da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV), que promovem a difusão do audiovisual baiano por meio de exibições na Sala Walter da Silveira, tradicionalmente na sessão das 20h das quartas-feiras, sempre com entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário