terça-feira, abril 29, 2008

E-entrevista com a Banda COF DAMU

E-entrevista com a banda baiana Cof Damu

Banda Cof Damu
A emergência das novas tecnologias de produção e distribuição da música viria a reconfigurar um novo cenário para a música no final do século XX e inicio do século XXI. Uma reconfiguração que viria a mudar a compreensão dos músicos, quanto à necessidade de uma “Grande Gravadora” para investir na gravação de fonogramas e comercialização. Esse cenário advindo da apropriação social da internet por parte da sociedade e o baixo custo no registro da música veio a apresentar uma gama de artistas emergidos dessa nova “Audiosfera” que se apresenta a cada novo clique! .
Assim aparece a banda baiana COF DAMU que mesmo sem um registro físico conquistou o seu “lugar ao Sol”, atraindo olhares de produtores do Selo Som Livre Apresenta (o Selo Som Livre Apresenta é um selo criado para o lançamento de novas bandas independentes pela Som Livre braço fonográfico da Rede Globo, que no primeiro pacote é responsável pelo lançamento dos cariocas Jonas Sá, Mariano San Roman, Companhia Intinerante e Primadadona, os Gaúchos da Tom Bloch, os paulistas da Voltz) e a Banda baiana Cof Damu que através de sites de divulgação caiu nas mãos do produtor Marcelo Soares responsável pelo selo.
O objetivo do selo é diversificar a produção e criar um conteúdo de qualidade e investimento em médio prazo nos artistas, com uma tiragem inicial de 1,5 mil cópias.

Com a banda baiana Cof Damu realizamos uma E-entrevista através do guitarrista da banda Eduardo Karranka , e a participação de Dudare (baixo) e Peu (Teclados). Confira a entrevista
Mário Jr – Pra começar o nome da banda, o que significa COF DAMU?
Eduardo Karranka - Resumindo, Cof = Tosse e Da+mu = da + mugido da vaca. Veio da expressão popular "nem que a vaca tussa" (rs).

Mário Jr - Como surgiu o convite para lançar o cd pelo selo Som Livre Apresenta?
Eduardo Karranka - Bom, estávamos prestes a lançar nosso disco 100% independente, quando a Som Livre nos descobriu num site de divulgação, entrou em contato conosco e nos convidou para fazer parte do selo.







Mário Jr - Têm Previsão de lançamento do cd? Algum show de lançamento?
Eduardo Karranka - Tem sim! Está previsto pra ser lançado no dia 15 de maio, com show de lançamento no Cinemathèque (RJ), dia 29 de maio.




Mário Jr - A banda está de malas prontas pra o Rio de Janeiro é verdade? Qual são as expectativas da banda para esse novo rumo na carreira?
Eduardo Karranka - É verdade. Estamos esperançosos com essa nova etapa e esperamos que nossa mudança possibilite uma divulgação legal das nossas músicas, bem como uma agenda maior de shows.

Mário Jr - A Cascadura com dez anos de estrada fez esse mesmo caminho só que para São Paulo, depois de um tempo resolveu voltar e consolidar a banda aqui primeiro, hoje a Cascadura possui um público ainda maior. Será esse mesmo o único caminho para uma banda no mercado independente de música na Bahia, sair de SSA?
Véu Paternostro-O único não, mas talvez o mais otimista e, ironicamente, o mais curto. O fato é que São Paulo e Rio de Janeiro, por serem o centro econômico do país, oferecem uma maior perspectiva de projeção às bandas.
Mário Jr - A banda se apresentou esse ano no Festival de Verão no palco Tendências. Como é lidar com a falta de lugares de pequeno porte para se apresentar?
Eduardo Karranka - Realmente uma das grandes dificuldades enfrentadas por bandas aqui em Salvador é a falta de lugares para se apresentar, principalmente lugares com uma estrutura adequada de som. Lidamos com essa dificuldade correndo atrás dos lugares onde a gente acha legal tocar, organizando eventos em conjunto com outras bandas, etc.
Mário Jr - Qual a relação da banda com a internet?
Eduardo Karranka - A internet foi, e ainda é, nosso principal meio de divulgação. Graças à ela, conseguimos um contrato com a Som Livre. Vale lembrar que nosso cd foi disponibilizado assim desde o começo e, até hoje, não temos o cd na mão (rs). Só mesmo em maio.
Mário Jr - Peu, Dudare e Karranka. Fale sobre outros projetos em que vocês estão envolvidos? Qual é o destino da Vinil 69? Karranka E a Fulano de Tao Volta um dia ?
Dudare responde: Eu e Peu tivemos que sair da Vinil, porque instrumentista à distância não dá, né? rsrs Pardal e Deco continuam aí firmes e fortes. Como membro fundador e amante inveterado do bom e velho rock, eu tenho um carinho muito grande pela Vinil, e torço muito por ela.
Karranka responde: Nossa expectativa é positiva, sempre está nos nossos planos voltarmos, mas a dinâmica de trabalho que estamos nos impede de termos uma rotina de ensaios e de shows.

Mário Jr - Pra finalizar o que vocês têm a dizer a uma banda do nordeste que está começando?
Eduardo Karranka - Abuse e use da internet (rs). Grave um ep, divulgue as músicas e acredite no trabalho que fazem. Músico tem que ser assim: 50% talento e 50% ralação (rs).


COF DAMU
Eduardo Karranka (Guitarra), Véu Paternostro (Voz, violão e Flauta), Dudare (Baixo), Cláudio Lima (Bateria), Peu (Teclados) e Fábio Abu (percussão).
http://www.myspace.com/Cofdamu

Mário-Jr. - (Riffsjr) Músico, “Laptopdj”, ativista cultural e Historiador desenvolve estudos culturais sobre História social da música baiana e “Cultura musical pós-popularização da internet na indústria de produção musical no cenário cultural baiano” produz o E-zine Ultrasom-musical sobre mercado da música independente, novas tecnologias de produção e distribuição musical no cenário cultural baiano, cultura e cibercultura. (http://www.ultrasom-musical.blogspot.com/.) Possui tags no Overmundo e no Mugg, é colunista do site http://www.ladonorte.net/ Participa de Curadorias, produção e desenvolvimento de projetos culturais e produção musical.Contatos: riffsjr@yahoo.com.br
My space:
http://www.myspace.com/riffsjr

Um comentário: