terça-feira, fevereiro 17, 2009

ACCRBA-PALCO DO ROCK 2009




15 anos de Palco do Rock
As bandas do pioneiro evento de Rock no carnaval do país, o Palco do Rock, que acontece no coqueiral da praia de Piatã, finalmente terão verdadeiros motivos para comemorar os 15 anos do evento. A notícia oficial da aprovação do projeto pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia garantirá as melhorias e os tão sonhados cachês, reivindicados há 11 anos.

 

Da ACCRBA


O tradicional Palco do Rock, que em 2009 comemora 15 anos, não se trata apenas de um palco de bairro e, sim, do maior evento de rock independente da Bahia e o pioneiro de rock no carnaval do país. Acontecerá de sábado à terça no coqueiral da praia de Piatã, com uma circulação média de 30.000 pessoas distribuídas entre a capital, cidades do interior do estado e visitantes de outros estados, durante os 04 dias de evento.

 

É aberto ao público, mantendo a sua proposta original, sendo democrático e proporcionando uma alternativa pra quem não freqüenta o carnaval tradicional. Além de fomentar a cadeia produtiva da música independente local e nacional provocando visibilidade das bandas e a circulação de produtos e agentes culturais, o evento prima por realizar oficinas, ações sociais e educativas, como a doação de alimentos e utensílios, campanhas de conscientização pela preservação do meio ambiente – e neste intuito, vem firmando parcerias com a AGENDA 21 do bairro de Itapoã -, bem como integrar manifestações culturais diversas fora do âmbito da música e do rock.

 

Há 15 anos foi idealizado pela Associação Cultural Clube do Rock da Bahia – ACCRBA - e vem marcando presença no período do carnaval do Salvador. São 15 anos de muita resistência e trabalho para que uma história seja contada e levada adiante. Assim, a ACCRBA buscou apoio para presentear a quem mais esteve perto em toda esta caminhada: o público. Este, tão diverso e admirável, receberá 36 shows, sendo 12 bandas de fora do estado e interior da Bahia e 01 banda internacional depois de nove anos, a Underschool Element, da Suíça. A diversidade de estilos, intercâmbio cultural com outros estados e busca por uma descentralização de atrações da capital são pontos fortes do festival.

 

O evento promove cerca de 350 empregos diretos e indiretos, entre ambulantes, serviços, músicos, e rede local. Este ano, tem o patrocínio do Governo do Estado através do Fundo de Cultura da Secretaria da Cultura do Estado e sua estrutura montada pela Prefeitura Municipal do Salvador (SALTUR, SESP). Conta com o apoio POLÍCIA MILITAR DA BAHIA sob o comando da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar, que vem desenvolvendo um excelente trabalho nos últimos dois anos no local, garantindo a segurança e mantendo a paz do Rock and Roll.

 

Músicos com o trabalho reconhecido

Na última quinta-feira, 06/02, foi oficializado que o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Cultura do Estado (SECULT), em seu programa de inclusão cultural que vem sido desenvolvido, aprovou o projeto PALCO DO ROCK pelo Fundo de Cultura do Estado.

 

Esse é o reconhecimento da classe trabalhadora da música independente e, consequentemente, dos trabalhadores da cultura brasileira. E a segurança de que temos mais um grande festival reconhecido pelos administradores da cultura baiana, que buscam a democratização de uma área tão disposta à sociedade.

 

Espaço Interativo

O formato que sempre foi desejado desde 1994 começa a tomar forma neste aniversário de 15 anos com o devido apoio. O chamado Espaço Interativo tem como intenção principal levar interatividade para o camping que acontece no local e que reúne cerca de 40 barracas todos os anos. Será mais uma forma de agregar expressões artísticas de diversas áreas e atrair o publico mais cedo para o local. A partir das 14hs, diversas intervenções de idéias, como dicas de saúde da mulher, educação, direitos humanos, dicas de lançamentos de livros, peças teatrais, etc. Um bate-papo com bandas que vem de fora, de acordo com seu dia na grade; acústicos banda Sonora, dança, DJ’s Sweet 666 e o DJ Raminho, Workshow de bateria com Jone Frank, Thildo Gama (primeiro Guitarrista de Raul Seixas) e Big Ben (o grandioso Waldir Serrão) apresentando sucessos da sua época, grafitti com Rebeca Lawinsky; malabares, um papo sobre como tratar os animais, campanhas de conscientização e distribuição de mudas de plantas, em parceria com a Agenda 21 de Itapuã, o que faz parte de mais uma ação social de preservação do meio ambiente, exibição do curta “História das coisas”, e muita intervenções artísticas baseadas na improvisação são algumas das atividades deste espaço. Além disso, stands de material alternativo (também com o conhecido Stand VACA VERDE), tatuagem e body piercing, artigos para motociclistas, dentre outros.

 

Às 16:00h do primeiro dia, o Movimento Hare Krishna abre oficialmente o Palco do Rock com mantras que reverenciarão a PAZ e AMOR entre a humanidade.

 

Este ano, o Palco do Rock está marcado para os dias 21, 22, 23 e 24 de fevereiro de 2009. À partir das 14:00 h começam as atividades do Espaço Interativo, e os shows agendados para ter inicio às 17hs.

 

Atração internacional

Depois de nove anos sem uma banda internacional, o Palco do Rock volta a receber uma atração deste porte. Trata-se do quarteto suíço Underschool Element, que manifestou interesse em tocar no evento. Numa parceria entre a ACCRBA e a associação suíça Bridge2Music, foram consolidadas datas para uma turnê que abrange o nordeste, sul e sudeste brasileiros, além de lançamento de videoclipe e entrevista na Music Television (MTV). O grupo se apresenta no sábado, dia 21/02.

 

Plebe Rude e Inocentes

Motivado pelos seus 15 anos, o Palco do Rock reserva surpresas. Convidou 02 bandas de âmbito nacional da safra dos anos 80 que se confundem com o histórico de quebra de paradigmas como o evento. São bandas que foram vanguarda, pilares de um grande movimento musical/social que se propagou na época. Até hoje se mantém ativas com seus mais de 20 anos de carreira excursionando o país e exterior, mantendo seu público fiel e cativo.

 

No dia 23/02, a candanga Plebe Rude fará o primeiro show deles no ano. Tal como outras bandas representativas no rock nacional, a Plebe Rude nasceu na Brasília da abertura política, no início dos anos 80, uma época marcada por tédio e revolta. Em 1985 lançava o primeiro álbum, "O concreto já rachou", com produção de Herbert Vianna (Os Paralamas do Sucesso). A partir daí foram mais cinco discos na carreira da banda, sendo o último, "R ao Contrário", lançado em 2006 e encartado na edição nº 16 da revista Outra Coisa. Outros registros de coletâneas foram lançados, além do disco ao vivo "Enquanto a Trégua Não Vem", de 2001, que marcou a volta da banda.

 

Já o grupo paulistano Inocentes, que toca no dia 24/02, surgiu na Zona Norte da cidade (Vila Carolina), considerada a "Terra dos Punks". Em 1981, depois de tocar em outra banda punk, Clemente, vocalista, compositor e guitarrista da banda, montou o Inocentes e tocou no Grito Suburbano, um minifestival que reuniu outras bandas do estilo. De lá para cá foram 11 discos lançados e chegam a Salvador para a turnê do DVD Som e Fúria, lançado em outubro do ano passado pela Monstro Discos Gravadora, e que traz registros ao vivo de músicas como "Miséria e Fome", "Pátria Amada" e "Pânico em SP".

 

Grade de atrações do palco principal

 

Sábado - 21/02

17:00 - Incrédula (New Gothic Metal - Salvador/BA)

18:00 - Suffocation of Soul (Thrash Metal 80’s - Poções/BA)

19:00 - Sinhô Pereira (Rock Regional - Recife/PE)

20:00 - Os Irmãos da Bailarina (Alternativo/Indie - Salvador/BA)

21:00 - Underschool Element (Alternativo/Folk/Indie - Suíça)

22:00 - AK - 47 (Alternativo - Natal/RN)

23:00 - Mundo Tosco (Stoner/Alternativo - Salvador/BA)

00:00 - Desrroche (Gótico/Industrial - Salvador/BA)

01:00 - Pastel de Miolos (Punk/HC 80’s - Lauro de Freitas/BA)

 

Domingo 22/02

17:00 - Endometriose (Punk/HC - Feira de Santana/BA) 

18:00 - Inventura (Indie - Alagoinhas/BA)

19:00 - Aluga-se (Rock - Salvador/BA)

20:00 - Hargos (Thrash Metal - Belo Horizonte/MG)

21:00 - Zefirina Bomba (Garage/Punk - João Pessoa/PB)

22:00 - The Honkers (Garage/Punk - Salvador/BA)

23:00 - Varial (Post Hardcore - Maceió/AL)

00:00 - Biscó (Hardcore - Itabuna/BA)

01:00 - Dryad (Power Metal - Salvador/BA)

 

Segunda 23/02

17:00 - Almas Mortas (Pós-Punk/Gótico - Salvador/BA)

18:00 Elipê (Pop/Alternativo - Salvador/BA)

19:00 - Dimensões Distorcidas (Metal Fusion - Salvador/BA)

20:00 - Ulo Selvagem (Hardcore Crossover - Salvador/BA)

21:00 - Plebe Rude (Punk/Pós-Punk - Brasília/DF)

22:00 - Lavage (Punk/Alternativo - Fortaleza/CE)

23:00 - Maldita (Gótico/Industrial - Rio de Janeiro/RJ)

00:00 - Roadsider (Stoner Thrash - Fortaleza/CE)

01:00 - Keter (Thrash/Death Metal - Salvador/BA)

 

Terça 24/02

17:00 - Ant Corpus (Heavy Rock Progressivo - Salvador/BA)

18:00 - Louder (Stoner Metal - Salvador/BA)

19:00 - Soprones (Punk Crossover - Montes Claros/MG)

20:00 - Canibal Brasil (Hard Shock Rock - Salvador/BA)

21:00 - Inocentes (Punk Rock - São Paulo/SP)

22:00 - Minus Blindness (Thrash Metal - Salvador/BA)

23:00 - Choke (Metal/Hardcore - Curitiba/PR)

00:00 - Movidos a Álcool (Rock Brega - Lauro de Freitas/BA)

01:00 - Fullminant (Thrash / Death Metal – Salvador/BA)

 


 

Serviço:

 

Palco do Rock 2009 - 15 anos

36 shows

Espaço Interativo para atrações especiais

Coqueiral de Piatã

Início: 14h (Espaço interativo) / 17h (Shows no palco principal)

De 21 a 24/02

Aberto ao público

Mais informações: www.palcodorock.accrba.com.br

 

 

RÁDIO/PODCAST: www.accrba.com.br/radio.htm 
 
Abraços,
Sandra de Cássia e Gabriel Amorim
Presidência ACCRBA
 

Um comentário: