sábado, junho 05, 2010

[Rede Motiva - Salvador]

Olá gente! Depois dos laboratórios de formação do Rede Motiva no Pelourinho, as atenções voltam-se agora para a Semana de Integração que acontece na Casa da Música, em Itapuã, de 14 a 19 de junho. Serão mais agentes da cadeia produtiva da música para fortalecer o organograma da rede e a produção/realização do Festival Motiva em Salvador, que acontece no dia 24 de julho. A mobilização de todos é fundamental. Não se trata apenas de mudanças sem precedentes na economia do setor, mas da real sustentabilidade dos que trabalham na área. Segue matéria sobre a dimensão estruturante desse projeto, já implantado em Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus.
Boa sorte a todos nós!
Abraço,
Laura Dantas
Rede Motiva Comunicação
twitter: redemotiva
facebook: redemotivaprojeto
Salvador, 30 de maio de 2010

Rede Motiva amplia os horizontes do setor da música

Há 20 dias, a equipe de monitoramento e avaliação do Rede Motiva viaja pelo interior baiano para estimular a ampliação das redes de trabalho ligadas à música no estado. Até agora, as cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista e Ilhéus se beneficiaram diretamente com o projeto, que levou para cada uma delas profissionais dispostos a capacitar músicos, produtores, técnicos e demais agentes da cadeia produtiva da música. Os inscritos nas Semanas de Integração do Rede Motiva estão tendo a chance de participar de laboratórios formativos e de criação que abrem novos horizontes na condução das carreiras e negócios de seus participantes. "O público fica muito envolvido e absorve as nossas propostas e ações com muita esperança e confiança de participar de processos capazes de transformar pessoas e mercado", diz Alessandra Pamponet, do núcleo de coordenação do Rede Motiva, projeto regional integrado ao Conexão Vivo em prol da expansão das redes de trabalho ligadas à música na Bahia, não esconde o entusiasmo.

À frente dos laboratórios de Formação e Empreendedorismo das Semanas de Integração, ela testemunha o avanço da proposta nas cidades do interior baiano pelas quais o Rede Motiva já passou. "No primeiro dia de formação, nós apresentamos o projeto e o grupo participante se apresenta. Trocamos experiências e começamos a gerar estímulos para tirá-lo da 'zona confortável' e assim provocamos a reflexão. No segundo dia, os participantes chegam inquietos com vontade de saber mais, de falar mais, e aí trabalhamos a Sevirologia, que é uma metodologia que promove aprendizados através do aprender fazendo. O conceito é levar as pessoas para a prática. Fazer o melhor que você pode com os recursos que você tem. É um trabalho muito provocador para que saiam da queixa e sigam para a solução dos problemas", diz ela ao explicar que o foco do trabalho é a aplicação do empreendedorismo aos conceitos de economia criativa e economia solidária. "Buscamos formar redes ricas em diversidade para que as trocas sejam significativas. Com diferentes conhecimentos, habilidades e competências, mas com necessidades e sonhos bem semelhantes", pontua.

Com redes já consolidadas nas três cidades visitadas, além de articulações intensas no entorno de cada uma delas, o Rede Motiva ganha dimensão gradativa e estabelece novos parâmetros de ações capazes de provocar mudanças profundas no mercado. "As dificuldades de trabalhar e de se sustentar com a música é sempre o maior problema que enfrentamos. A cena chamada alternativa ainda encontra mais dificuldades. O processo formativo é o nosso diferencial, pois é através dele que podemos recriar formas de viver, perceber e se sustentar. Ampliamos a visão de mundo e estimulamos processos criativos capazes de mudar o scrip das pessoas. Estimulamos que sejam protagonistas na construção do seu presente e futuro e que as marcas do passado sirvam apenas como aprendizado", diz Alessandra.

A partir de conceitos inscritos na sustentabilidade e no diagnóstico das necessidades, dificuldades, oportunidades, potencialidades e ameaças do setor, o projeto estimula o trabalho coletivo, o planejamento e a divisão de responsabilidades. A presença, por exemplo, dos participantes das Semanas de Integração nos festivais integrados Rede Motiva/Conexão Vivo – que irão ocorrer nas cidades visitadas pelo projeto – está sendo articulada e organizada pela própria rede local montada durante esse processo formativo/criativo. Trata-se um primeiro desafio lançado aos participantes pela equipe de coordenação do Rede Motiva. Para Alessandra, a oportunidade não podia ser melhor: "Os depoimentos dos participantes é sempre o mesmo: 'Era isso que precisávamos!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário