terça-feira, janeiro 27, 2009



Evento de negócios sobre música eletrônica acontece no Rio




SÃO PAULO - A Rio Music Conference é mais que um evento, é uma imersão total no universo da música eletrônica e contemporânea mundial, englobando todos os seus aspectos mais relevantes: negócios, capacitação profissional, troca de experiências e, claro, muita música.

A cidade maravilhosa, palco do maior e mais musical espetáculo da Terra, o Carnaval, a partir de 2009 vai ser também a sede de um evento que já nasce clássico: a Rio Music Conference, a mais importante feira da indústria da música eletrônica e dance music do hemisfério sul – e uma das três do mundo que acontece de 18 a 24 de fevereiro, Marina da Glória.

A Rio Music Conference vai celebrar uma indústria que movimentou US$ 3 bilhões de dólares em 2007, considerando a comercialização física e digital de álbuns e músicas, live events, merchandising, bookings e outros, um fenômeno que aponta algumas das principais tendências da música contemporânea há mais de duas décadas.

No distante 1985, em Miami, o mercado da música conheceu a primeira edição do Winter Music Conference (WMC), até hoje o mais importante evento da indústria da música eletrônica para artistas, DJs e profissionais espalhados pelo mundo. Vinte e três anos depois, o WMC é um dos eventos oficiais de Miami, atraindo mais de 40.000 profissionais e amantes da música de todo o mundo para fazer negócios, se informar e, claro, se divertir.

Agora pegue tudo isso e coloque na cidade mais bonita e musicalmente eclética do planeta e você terá a Rio Music Conference.

Em fevereiro, quando o DJ tocar a primeira música e as portas da Rio Music Conference forem abertas, a indústria da música estará toda sintonizada na mesma estação.

Mercado

O número de amantes de música eletrônica no Brasil, e que consomem produtos relacionados, já ultrapassou a barreira do milhão de pessoas, segundo as estimativas mais conservadoras. E um contingente de mais de um milhão de consumidores qualificados e antenados não pode ser ignorado, especialmente quando eles estão ávidos por novidades e lançamentos de produtos e serviços em sintonia com seu estilo de vida.

Se considerarmos os participantes de eventos gratuitos e corporativos relacionados à música eletrônica, o número mais do que dobra. Turnês brasileiras de grandes nomes como o DJ inglês Fatboy Slim, em 2007, geraram negócios de mais de R$ 10 milhões diretamente relacionados como licenciamento de marca, venda de ingressos, A&B e patrocínios.

Quem já investiu em música eletrônica sabe que a festa é ainda maior quando os resultados são contabilizados. Conheça algumas marcas e empresas que apóiam e patrocinam o mercado de música eletrônica.

Rio de Janeiro

“Um dos mais respeitados autores sobre turismo no Brasil, o gaúcho Ricardo Freire, confessou que, no fundo, só continua viajando para ver se encontra, em algum lugar do mundo, alguma cidade mais bonita que o Rio de Janeiro. Dezenas de países visitados depois em algumas décadas, reconhece que ainda não conseguiu.

O Rio de Janeiro é ainda mais fervilhante e único no verão, estação em que a natureza exuberante, a geografia estonteante e a mistura única e pulsante de povos, raças e classes sociais encontram o calor que, em fevereiro, derrete até o mais gelado dos espíritos numa festa que não tem hora para terminar. O carnaval no Rio reúne mais de 4 milhões de cariocas, turistas brasileiros e estrangeiros, que vêem para a cidade curtir um período de muita festa, alegria e descontração. E é neste cenário inigualável que acontecerá a Rio Music Conference 2009.

Programação

Dia 18 de fevereiro, quarta-feira.

Palestras


As17:00 acontece a palestra “A Música Eletrônica na Indústria da Propaganda e do Entretenimento”. O mercado nacional vem se profissionalizando ano a ano. Das primeiras festas, em longínquos sítios, fazendas e armazéns, aos tempos atuais, a música eletrônica saiu do nicho para o mercado de massa, onde festivais patrocinados por grandes corporações chegam a reunir mais de 60.000 pessoas. Por quê a música eletrônica é hoje um canal de comunicação tão cobiçado? Ouça os depoimentos e relatos de alguns dos maiores profissionais do meio. Palestrantes:

Sérgio Eleutério – Gerente de Marketing Plataforma Jovem Skol, Wagner “Paco” Henrique – Diretor Label 3 Plus, Paulo Zillioto – Marketing Manager Adidas Brasil, Camilo Rocha – Jornalista/DJ/Colunista E Mediadora: Cláudia Assef  - Jornalista/DJ/Colunista

Às 19:00  “Clubs e Eventos - A Força da E-Music no Mundo” . A música eletrônica é um negócio que move bilhões de dólares todo ano. Festas, bookings, festivais, e outros incríveis negócios. Conheça alguns cases de sucesso desta maravilhosa indústria, que não pára de crescer! Saiba como é composto o PIB da e-music, no Brasil e no mundo! Palestrantes: Leo Sanchez – Diretor Operações Pacha, Renato Ratier – DJ / Proprietário D-Edge (MS/SP), Erick Dias – Grupo No Limits, Joel Dibo Filho – Proprietário Garage (MS/MT), Fernando Moreno - Manager – Smartbiz e mediador: Camilo Rocha

Às 21:00 “A Revolução Digital - Da Queda do Vinil à Ascensão do mp3”. Há alguns anos, a sociedade vem experimentado uma transformação jamais vista no modo como a música é vendida, consumida e distribuída. Primeiro foram os saudosos discos de vinil, substituídos pelo CD. Veio então a internet, com sua imensidão de possibilidades, nos apresentar o mp3 e outros formatos digitais. Que mundo é este que nos cerca? Que novas plataformas são estas? Palestrantes: Shawn Sabo – VP Marketing & Public Relations Beatport; Vittorio Strigiari – CEO Awdio.com, Rodrigo Vieira - UC Music Group, Robson Ribeiro – CEO Lab One, Oliver Klein – Mutekki Media/ Tropical Beats/ Electribe e a mediadora: Gaía Passarelli

Workshops (Auditório)

Das 16:00 às 18:30 - Discotecagem Básica – MARKY. Sempre que chegamos a uma festa, ficamos na expectativa do que o dj tocará. E ele, sabe o quê e como tocar? Entenda os princípios básicos da mixagem e da própria carreira do dj.

Das 17:00 ás 20:00 - VJ - JODELE LARCHER. Atualmente, em um grande evento de música eletrônica, tão importante quanto o dj é a figura do vj. A união imagem e som é um casamento fadado a eternidade. De onde nasceu essa experiência? Qual a tecnologia empregada? Uma oficina de VJ com Jodele Larcher, um dos maiores produtores do país

Das 19:00 às 21:30 - Remix – MEMÊ. Quantas canções que ouvimos um dia nos são reapresentadas tempos depois sob uma nova versão, como novas batidas e sonoridades? Um bom remix pode catapultar a carreira de um produtor para sempre! Acompanhe o passo a passo de um remix, desconstruindo e construindo uma nova música. Aprenda com o mestre Memê, autor de inúmeros remixes de sucesso da dance music nacional.

Dia 19 de fevereiro, quinta-feira

Palestras


Às 17:00 - Internet, I Love You. A internet apareceu como um verdadeiro furacão na indústria fonográfica. Em um primeiro momento, causando furor nas principais companhias do setor. Depois, a constatação de que ela veio para ficar. Como a internet e outras soluções criativas vêm redesenhando o mapa da indústria fonográfica, diminuindo as perdas dos últimos anos. Palestrantes: Paulo Rosa – Presidente ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) José Celso Guida – Diretor Executivo ABMI (Associação Brasileira dos Músicos Independentes), Bruno Brau – Diretor Novos Negócios Fun Station

Gustavo Vasconcellos – Diretor Geral da FMI2009 Feira da Música e Media Internacional de Brasília, Dirceu Santa Rosa – Especialista copyrights e direitos autorais e o mediador: André Matalon.

Às 19:00 - Networking para o Sucesso. Em um mercado a cada dia mais disputado e competitivo, não basta apenas ser um bom dj. Sem um planejamento de carreira definido, sem o uso de preciosas ferramentas de comunicação, as chances de sucesso são pequenas. Valiosas dicas para você, dj ou produtor, tornar esse sonho possível. Palestrantes:

Angelos Ktenas – Gerente de Conteúdo e Novos Negócios (Myspace Brasil), Edo Van Duyn – Manager 3Plus, DJ Marlboro - DJ/ Produtor, Anderson Noise – DJ/ Produtor

Leo Janeiro – DJ/ Locutor e o mediador: Ronald Villardo

Às 20:30 – Painel Myspace. Conheça as mais novas plataformas e novidades para 2009 do site que é referência entre músicos, djs e produtores do mundo inteiro. Apresentação: Angelos Ktenas – Gerente de Conteúdo e Novos Negócios (Myspace Brasil)

Às 21:30 – Novas Tendências Musicais. O que o mundo vai consumir? Esta é uma pergunta que não envelhece. A música eletrônica vive em constante transformação, numa frenética velocidade. A cada ano, novos estilos e sonoridades inundam as pistas de dança. A música e a cena ontem, hoje e amanhã. Saiba aqui o que você vai escutar, e viver, nos clubs e festivais. Palestrantes: Pete Tong - DJ/ Produtor / Apresentador do Programa Essential Selection – BBC Radio One, Ben Murphy - Editor DJ Mag.(UK), Renato Lopes – DJ / Manager – Smartbiz, Jade Gola - Editor Rraurl e o mediador: Franklin Costa

Workshops (Auditório)

Das 16:00 às 18:00 - Scratching - DJ PACHU. Das ruas de Nova Iorque para o mundo, aprenda alguns dos truques que turbinam os sets de qualquer dj! Back to Backs, beatjunglings, back spins e muito mais sob orientação do dj Pachu, uma das maiores feras do hip hop nacional.

Das 17:00 às  20:00 - VJ - JODELE LARCHER. Atualmente, em um grande evento de música eletrônica, tão importante quanto o dj é a figura do vj. A união imagem e som é um casamento fadado a eternidade. De onde nasceu essa experiência? Qual a tecnologia empregada? Uma oficina de VJ com Jodele Larcher, um dos maiores produtores do país

Das 18:30 às 21:30 – Produção Musical Básica - GUI BORATTO. A produção musical é um dos campos mais férteis da música eletrônica. Com o advento da internet e a chegada de novas tecnologias, seu quarto vira um estúdio, suas faixas rapidamente se propagam e fazer música nunca foi tão fácil Todo em plataforma Ableton e Logic, crie suas melodias e tire suas dúvidas auxiliado pelo fenômeno Gui Boratto, o produtor brasileiro mais aclamado de todos os tempos!

Das 21:45 às 23:00 – Painel Ableton. Um painel exclusivo de um dos principais softwares de produção musical do mundo, o Ableton, com os novíssimos plug ins da empresa, direto da Alemanha. Apresentação: Amaury Groc – Product Specialist - Ableton

Dia 20 de fevereiro, sexta-feira 

David Guetta - O maior nome da House Music mundial! www.myspace.com/davidguetta

+ Ask 2 Quit (Leo Janeiro + Marcelinho CIC + Vagalume). www.myspace.com/ask2quit

+ Rodrigo Ferrari (Pacha SP) www.myspace.com/djrodrigoferrari

Dia 21 de fevereiro, sábado

Pete Tong + Gui Boratto (3Plus) - O top dj inglês do programa de rádio mais ouvido no mundo junto do maior fenômeno da E-Music nacional! www.myspace.com/petetong

www.myspace.com/guiboratto

+ Leo Janeiro (3Plus) www.myspace.com/leojaneiro

+ Beto Giovanetti (Tropical Beats) www.myspace.com/djbetogiovannetti

Dia 22 de fevereiro, domingo

Sven Väth (Cocoon)- Lenda viva da Love Parade de Berlim www.myspace.com/svenvaeth

+ Flow & Zeo (Tropical Beats) www.myspace.com/flowezeo

+ Brunno Mello (Tropical Beats) www.myspace.com/djbrunnomello

 Dia 23 de fevereiro, segunda-feira

ArminVan Buuren - Dj número 1 da cultuada lista DJ Mag www.myspace.com/arminvanbuuren

+ Glenn Morisson www.myspace.com/djglennmorrison

+ Roger Lyra (3Plus/NRG) www.myspace.com/rogerlyra

Dia 24 de fevereiro, terça-feira

Erick Morillo - Um dos maiores nomes de todos os tempos de Ibiza

www.erickmorillo.com, www.myspace.com/ericmorillo  ou www.subliminalrecords.com

+ Rodrigo Vieira www.myspace.com/rodrigovieira

+ Dri.k www.myspace.com/djdrik

Serviço:

Rio Music Conference 2009 - Marina da Glória. Avenida Infante D. Henrique s/ nº. Aterro do Flamengo, Glória. Rio de Janeiro. De 18 a 24 de fevereiro. Ingressos: RMC University – Dias 18 e 19. Palestras e Seminários: R$ 100 (por dia). Programação Completa do Dia

Workshops: R$ 200 (cada) e Convenience Área: R$ 20 (por dia). RMC Experience – Dias 20,21,22,23 e 24. Combo Masculino: R$ 450 (passaporte para 5 dias). Combo Feminino: R$ 350 (passaporte para 5 dias). Masculino: R$ 120 (cada dia) e Feminino: R$ 100 (cada dia). Informações: www.riomusicconference.com.br

Um comentário:

  1. Are you paying over $5 per pack of cigarettes? I'm buying high quality cigs over at Duty Free Depot and I'm saving over 60% on cigs.

    ResponderExcluir